ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Educação Musical e Unidocência: uma pesquisa-formação fundamentada na voz cantada, falada e narrada
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi

Última alteração: 2021-10-13

Resumo


Esta comunicação apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado concluída, que teve como tema a pesquisa-formação e a educação músico-vocal de um grupo de professoras da educação infantil. A mesma fundamenta-se em princípios da pesquisa-formação, a partir de Josso (2010a; 2010b) e foi desenvolvida junto à professoras-referência, não especialistas em música, atuantes na educação infantil, em um município do XXX. Como resultados esta investigação possibilitou outros modos de pensar as práticas desenvolvidas em sala de aula pelas professoras, articuladas ao uso da voz cantada e falada e pela importância desta voz em aulas na infância. Percebeu-se que as práticas músico-vocais desenvolvidas juntos às professoras foram importantes para ressignificar o que já vinha sendo desenvolvido bem como para aprimorar a consciência através do (re)conhecimento de elementos musicais e dos processos de preparação, exploração e emissão vocais. Mas, também apontam que ainda há um importante caminho a ser percorrido, no que se refere à formação de professoras-referência em música e pelos processos que decorrem da educação musical nas escolas, o que tem me possibilitado pensar em outros possíveis na realização de pesquisas que envolvem Música, Pedagogia, Educação, Educação Musical e voz.


Texto completo: PDF