ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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A música regional como uma alternativa decolonial no ensino superior da flauta doce no Brasil: o exemplo do Flauta de Bloco
DANIELE CRUZ BARROS

Última alteração: 2022-01-18

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados parciais da pesquisa em andamento            “A música regional como uma alternativa decolonial no ensino superior da flauta doce no Brasil: o exemplo do Flauta de Bloco” no âmbito do ensino superior de música no Brasil, especificamente o ensino da flauta doce. A pesquisa está sendo desenvolvida a partir de uma abordagem metodológica qualitativa, dividindo-se em pesquisa bibliográfica e documental. A revisão de literatura está fundamentada em dois eixos principais: a questão da colonialidade no ensino superior da música e o contexto histórico da flauta doce no Brasil. O estudo documental dos componentes curriculares/flauta doce de algumas universidades brasileiras será realizado com a finalidade de entender em que medida reproduzem modelos coloniais e como as músicas regionais são visibilizadas ou não nestes documentos. Com base nas investigações citadas, a pesquisa propõe refletir sobre a necessidade de alternativas de diálogo entre as características de colonialidade presentes na trajetória e no ensino da flauta doce no Brasil e a cultura musical presente nas realidades locais. Para tanto, foi considerado o exemplo do grupo Flauta de Bloco da UFPE que utiliza a música regional pernambucana.

 


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