ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Análise de Concursos Públicos para professor formador de Licenciado em Música e sua relação com os saberes advindos da Educação Básica e Pública: amostra da região sudeste.
MATEUS ALENCAR NIKEL

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


O trabalho constitui-se de recorte de pesquisa documental, onde se analisa o processo seletivo estatutário para professor formador de Licenciado em Música nas Universidades Federais na região sudeste. Objetiva-se levantar os certames para disciplinas específicas da formação para Educação Básica nas Licenciaturas em Música e verificar sua conexão com os Saberes Experienciais (TARDIF, 2014) do campo profissional no qual se destina o professorado. Metodologicamente, investigamos sete certames onde foram analisados: os pré-requisitos do cargo, as provas que compõem o certame, as etapas práticas e a pontuação sobre tempo de trabalho pregresso. Concluímos com o indicativo de desconexão entre os saberes presentes no profissionalismo em Educação Básica e as características avaliativas, indicando uma seleção ainda bacharelesca, sem levar em conta a experiência no campo de trabalho do futuro docente.

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