ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
A motivação dos alunos para a prática da flauta doce: uma perspectiva metodológica para a Educação Básica
Dionathan Gonçalves da Silva, Fernanda Anders

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


Esta comunicação é resultado de uma pesquisa-ação realizada em uma escola de ensino privado de Porto Alegre/RS e trata sobre a influência de fatores motivacionais externos para a motivação interna de estudantes para praticarem flauta doce. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as implicações da atribuição de recompensas em relação à motivação dos alunos envolvidos. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e o método adotado foi a pesquisa-ação. Para a coleta dos dados foram realizadas observações participantes e grupos de discussão. A revisão de literatura foi dividida nos descritores Educação Musical e Motivação e a fundamentação teórica se embasa em duas abordagens contemporâneas da psicologia sociocognitiva sobre o tema Motivação, sendo referenciada teoricamente por Hentschke (2009); Reeve (2009); Cernev, (2012) e Freixedas (2015), entre outros. Foi possível concluir que a metodologia de ensino adotada, da forma como foi conduzida, proporcionou um ambiente promotor de autonomia durante as práticas e contribuiu positivamente para o aumento da motivação intrínseca dos estudantes em relação ao estudo do instrumento musical. Estes resultados podem contribuir com indicações aos professores para criarem ambientes que favoreçam a motivação de seus alunos e colaborar para a realização de outras pesquisas na área da motivação e educação musical.


Texto completo: PDF