ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Ser musicista em espaços alternativos de formação musical: um estudo sobre tocar na Banda da Sociedade Musical Filarmônica Comercial e a representação feminina nestes espaços
Bianca Guerra Bioni, Regina Finck Schambeck

Última alteração: 2021-10-12

Resumo


O presente texto é um recorte da pesquisa desenvolvida como trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Música que teve como objetivo identificar os processos de formação e educação musical no contexto da Sociedade Musical Filarmônica Comercial, descrevendo as atividades musicais desenvolvidas, a trajetória e as motivações de duas musicistas ao ingressarem na instituição musical e nela permanecerem até os dias atuais. Este recorte trata dos aspectos voltados para a participação na banda e como é ser musicista mulher neste espaço, a partir das narrativas. O trabalho apresenta abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevistas abertas. A revisão de literatura trata das concepções referentes ao ambiente de educação e formação musical que é a banda de música. As falas das duas musicistas ajudam a compreender o quão importante é o papel que essas instituições representam para a formação musical do instrumentista e também do público ouvinte. As narrativas das duas musicistas também reforçam que ainda há um certo preconceito da presença de mulheres nas Bandas, mas que a presença feminina vem ocupando esses espaços com maior frequência e cada vez mais assumindo dupla função, a de instrumentistas e formadoras de novos músicos.

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