ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Formação de performers em coros infantojuvenis: abordagens metodológicas
Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese

Última alteração: 2021-10-10

Resumo


Resumo: Este artigo revela parte dos resultados de minha pesquisa de doutorado concluída que teve como objetivo a investigação de aspectos comuns nas estratégias utilizadas no processo de formação de performers de três coros infantojuvenis a fim de identificar os que foram fundamentais durante essa formação. Este recorte pretende demonstrar a organização das abordagens metodológicas utilizadas pelos regentes dos três grupos pesquisados no trabalho de formação de performers comparando-os às propostas do maestro americano Henry Leck e da maestrina inglesa, naturalizada canadense, Jean Bartle, principais referenciais teóricos utilizados na pesquisa. Foi realizado estudo de casos com o Coral Infantil da UFRJ, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis e o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis. Durante a pesquisa, além da observação dos ensaios, utilizou-se como métodos de coleta de dados aplicação de questionários com os coralistas e entrevistas com os regentes. Após o levantamento de dados, foi realizada análise e comparação das respostas dos grupos pesquisados que demonstrou que nos três coros infantojuvenis são trabalhados aspectos músico-vocais comuns e fundamentais para a formação de performers. A partir da análise e comparação dos dados obtidos, foi possível observar que as abordagens metodológicas utilizadas pelos regentes dos três grupos, embora não estejam registrados em livros ou manuais de autoria desses, possuem sequência e organização que favorecem o alcance dos objetivos propostos e estão alinhados com as propostas dos referenciais teóricos utilizados na pesquisa.

Palavras-chave: Formação de performers. Coro Infantojuvenil. Metodologias.


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