ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
A educação musical na abordagem pedagógica de Maria Montessori: uma proposta de pesquisa
Ana Paula Martos Simão Sposito, Cássia Virgínia Coelho de Souza

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


O presente trabalho representa o recorte de um projeto de pesquisa que tem por objetivo geral compreender como a prática da educação musical está presente na abordagem pedagógica desenvolvida por Maria Montessori. Para tanto, os objetivos específicos abrangem: compreender as principais características da pedagogia Montessori; analisar os dados coletados sobre o ensino da música em obras de Maria Montessori (MONTESSORI, 1912, 1914, 1917, 2014, 2017, 2018, 2019, s/d); identificar os materiais concretos desenvolvidos por Maria Montessori destinados ao ensino musical; compreender as possíveis relações entre o ensino da música delineado por Montessori e as perspectivas da educação musical no contexto atual. A pesquisa, que possui por tema a educação musical no contexto Montessori contará com a abordagem qualitativa a partir da Pesquisa Bibliográfica, procedimento metodológico adotado que permitirá a análise de dados de modo flexível (LIMA; MIOTO, 2007), a partir da leitura das obras de Maria Montessori. Pretende-se que este trabalho possa contribuir para outros estudos e discussões acerca do tema.


Texto completo: PDF