ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
As expressões das crianças sobre projeto de música na pandemia: um estudo inicial
Viviane Beineke, Gabriela Flor Visnadi, Cecília Marcon Pinheiro Machado, Lucas Fontalva Oliveira

Última alteração: 2021-11-27

Resumo


Com a suspensão das aulas presenciais nas escolas devido à pandemia de COVID-19, o Grupo de Estudos e Pesquisas Inventa Educação Musical mobilizou-se para elaborar, colaborativamente com professoras de música, projetos criativo-musicais para serem enviados às crianças nas escolas. A necessidade de compreender o envolvimento das crianças com os projetos de música motivou a realização de pesquisa que buscasse dialogar com elas, com o objetivo de compreender as perspectivas das crianças sobre os projetos de música enviados em 2020. Utilizando como referência a pesquisa de Hartmann (2020), foi desenvolvido um questionário-piloto com perguntas em diversos formatos, além de opções para o envio de fotos, vídeos e áudios, buscando ampliar as possibilidades de expressão das crianças. O questionário focalizou o último projeto enviado em 2020 e foi enviado para turmas do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de XXX. Nesta comunicação foram analisadas as respostas de vinte e sete crianças de 09 a 11 anos de idade. Apesar das limitações de questionários on-line, que atingem um número reduzido de crianças, a metodologia apontou potencial para construir possibilidades de diálogo e de escuta das crianças, reconhecendo seus modos de significar suas experiências musicais, interesses e ideias durante a pandemia, bem como apresentar contribuições para projetos futuros. Além de refletir sobre os projetos de música, as respostas das crianças mostram como elas se posicionam sobre problemas sociais, sua preocupação e empatia pelas dificuldades do presente, recomendando cuidado e desejando que a pandemia termine logo.

Texto completo: PDF