ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Aplicação dos princípios de Edgar Willems utilizando os elementos musicais da cultura nordestina nas aulas de Música para 1° ano do Ensino Fundamental de escola pública
Liana Falcão Novais de Almeida Esteves, Ekaterina Konopleva

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de aplicação contextualizada dos princípios de Edgar Willems utilizando elementos musicais da cultura nordestina nas aulas de Música no Ensino Fundamental de escola pública. Como base teórica para esse trabalho utiliza-se a Base Nacional Comum Curricular (2017), a Declaração da Sociedade Internacional de Educação Musical (2004), e obras de diversos educadores musicais como Willems (1970), Rocha (1990), Fonterrada (2008), Paz (2013; 2015), Parejo (2011), Silva (2006), entre outros. Esse artigo enfatiza a importância de trabalhar a cultura nordestina em sala de aula como resgate de uma identidade cultural individual e coletiva, através de atividades pedagógicas baseadas nos fundamentos de Willems. Os resultados parciais da pesquisa integraram o processo de elaboração do Plano de Curso e do Caderno de Atividades para trabalhar em sala, contendo planos de aulas que oportunizem o conhecimento dos elementos musicais como ritmo, melodia e harmonia da cultura nordestina, o desenvolvimento auditivo e rítmico dos educandos, e proporcionem uma discussão crítica sobre a diversidade cultural, estimulando o respeito às manifestações artístico-musicais, e uma melhor compreensão do processo histórico cultural musical em que estão inseridos.

Palavras-chave: Princípios Willems; Cultura nordestina; Plano de Curso.


Texto completo: PDF