ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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MULHERES NA MÚSICA DA AMAZÔNIA: PROJETO INSTITUCIONAL DE CONSERVAÇÃO E DIFUSÃO DE CANÇÕES DE AUTORIA FEMININA NO PARÁ, DA BELLE ÉPOQUE ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Dione Colares de Souza, Leonardo Jose Araujo Coelho de Souza

Última alteração: 2022-01-18

Resumo


A criação do “Acervo MUSA: Mulheres na Música da Amazônia” é resultado do projeto de pesquisa institucional em andamento vinculado à uma escola pública de ensino especializado em música de Belém/PA, e em sua primeira etapa volta-se à criação do “Cancioneiro Feminino no Pará”, que objetiva a editoração, revisão crítica, registro fonográfico e difusão de canções manuscritas de autoria feminina no Pará, da Belle Époque até a metade do século XX, nunca antes editadas. O percurso metodológico adotado para a construção do “Cancioneiro Feminino no Pará” divide-se nas seguintes etapas: a primeira referente à pesquisa documental, como ponto de partida para seleção do “corpus” da pesquisa; a segunda etapa consiste na pesquisa bibliográfica para aporte teórico a partir da perspectiva dos estudos culturais e de gênero.  A terceira etapa que consiste na descrição e estudo musical do material coletado, editoração, revisão crítico-musical e registro fonográfico; e por fim, a quarta etapa que consiste na discussão e divulgação de resultados. O conjunto documental pesquisado envolve o quantitativo de 54 canções manuscritas, de 11 autoras nascidas até 1920 ou que viveram em Belém do Pará na primeira metade do século XX. As canções reunidas neste primeiro cancioneiro estão em fase de editoração e revisão musical. As canções de autoria feminina no Pará dentro do recorte temporal proposto permite a compreensão sociocultural da região e os resultados preliminares apontam para a compreensão dessas produções a partir das práticas de consumo de bens culturais, das relações sociais e estruturas institucionais da época.

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