ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Processos educativos no ensino de flauta doce por meio do Método Suzuki: formação musical e humana.
Gabrielle Alvarenga, Ilza Zenker Leme Joly

Última alteração: 2021-10-12

Resumo


A Filosofia e o Método Suzuki foram criados por Shinichi Suzuki, no Japão, na metade do século XX. O Método foi inicialmente criado para violino e foi adaptado para a flauta doce, nos anos 1970, por Katherine White e pelo próprio Suzuki. Tanto a filosofia quanto o método de ensino direcionam esforços para a formação musical, mas também para a formação do caráter dos alunos. A presente pesquisa é fruto de um trabalho de conclusão de curso, onde buscou-se compreender quais os processos educativos presentes nas aulas de flauta doce por meio do Método Suzuki que favoreceram o desenvolvimento musical e humano dos educandos. Como referencial teórico, foi mobilizado o conceito de processos educativos, as concepções por trás da Educação Musical Humanizadora e os pensamentos expressos por Suzuki em seu livro “Educação é amor”. Para a obtenção de dados, foram realizadas observações-participante durante dois meses de aulas de flauta doce ministradas pela Prof.ª Dr.ª Ilza Zenker Leme Joly na escola SEMEA – Centro Suzuki de Educação Musical, que aconteceram de forma remota por conta da pandemia de COVID-19. Para a análise de dados, utilizou-se da análise de conteúdo, de forma a categorizar os dados em: (1) os aspectos das aulas que trabalharam a compreensão musical e técnica do instrumento; e (2) os processos de formação humana do educando. Como resultados, apresentam-se os momentos e as estratégias das aulas que corroboram a construção do conhecimento técnico-musical e da formação do caráter dos alunos de flauta doce. Ao final, ficam algumas reflexões.



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