ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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O ensino de piano em uma instituição de educação profissional em música: reflexões a partir do currículo
Alexandre Lucas do Carmo Contente

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


A Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) é uma instituição de ensino específico com quase sessenta anos de existência. Historicamente configurada como um conservatório (VIEIRA, 2001), atualmente integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação, oferecendo educação profissional de nível médio em música (curso técnico e especialização) em diferentes habilitações. Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre o Curso Técnico em Instrumento Musical – Piano da EMUFPA baseadas em minha experiência docente na instituição e em literatura sobre currículo (GOODSON, 1999; SILVA, 2011). Feita uma breve descrição do histórico institucional (VIEIRA, 2001; BARROS; GOMES, 2004), descreve-se sua situação atual quanto à oferta de formação para o mercado de trabalho em música. Na sequência, apresentam-se algumas concepções sobre currículo e as principais correntes teóricas que o abordam. A seguir, apresenta-se em linhas gerais o currículo do curso Técnico em Instrumento Musical da EMUFPA, descrevendo sua matriz curricular comum e a específica da habilitação em Piano. Frente a mudanças de ordem legal que se anunciam, o momento mostra-se propício para discutir a formação profissional oferecida – em que a problematização do currículo se faz necessária – de modo que a instituição possa incorporar, no curso de piano e em seus demais cursos, se assim for do entendimento da comunidade escolar, questões de interesse da Educação Musical na atualidade.

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