ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Mapeamento das Habilidades Musicais Desenvolvidas na ação Extensionista “JAM na UEFS”
Paulo Roberto Simões Torres

Última alteração: 2021-11-08

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo mapear as habilidades musicais desenvolvidas ou potencializadas, por meio das práticas musicais vivenciadas pelos licenciados em música na ação extensionista “JAM na UEFS” e sua relação com a atuação docente posterior no contexto escolar. A metodologia utilizada para o mapeamento dessas habilidades ocorreu através da utilização de um questionário digital, disponível no Google Forms. A revisão utilizada favoreceu a realização da análise dos dados por discutir sobre as práticas musicais desenvolvidas em cursos de graduação e algumas características do ensino de música na escola (BRAGA, 2015; OLIVEIRA et al, 2018; SANTIAGO et al, 2018). Os dados coletados permitiram compreender que as práticas musicais são um complemento do ensino teórico, propiciando experiências aos participantes que permeiam entre as práticas instrumentais até o processo pedagógico musical. Este caminho percorrido durante esse processo de aprendizagem é fundamental para que haja a construção de um professor capacitado e apto para desenvolver um trabalho de excelência na escola.

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