ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
A História de vida de três professoras de música construídas com a pedagogia Waldorf: uma pesquisa em andamento no campo da educação musical escolar
Larisse Teixeira Ewerton

Última alteração: 2021-10-14

Resumo


Resumo: O presente texto é um recorte de um projeto de pesquisa de mestrado em andamento, que tem como objetivos analisar os aspectos musicais e históricos do currículo, inseridos na Pedagogia Waldorf. Apresento aqui uma síntese do projeto de pesquisa, questões, pressupostos e objetivos. A pesquisa se concentra também em aspectos pedagógicos das contribuições metodológicas e musicobiográficas dentro do contexto educacional proposto para o campo da educação musical sob um olhar de professoras atuantes neste momento, que nos inserimos, em adaptação de isolamento social decorrente da pandemia COVID-19, em três das principais escolas waldorf do país: Escola Waldorf Moara, em Brasília; Escola Waldorf Novalis, em Piracicaba-SP e Escola Waldorf Rudolf Steiner, em São Paulo-SP. A contribuição da pesquisa consiste em fazer expandir pesquisas que agreguem estudos relacionados a educação musical escolar sob a ótica das Histórias de Vida de profissionais da área, no sentido de fortalecer os saberes da experiência de professores de música em diálogo com os conhecimentos prescritos nos currículos e pedagogias já estabelecidas em contextos de escolas de educação básica para que, assim, possa-se produzir novos conhecimentos sobre o tema.

Texto completo: PDF