ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Ensino de Figuras Rítmicas para crianças entre 4 e 5 anos no contexto de aulas online e presenciais
Alice Fonseca Machowsky

Última alteração: 2021-11-27

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência no ensino de figuras rítmicas para crianças de 4 a 5 anos em uma escola de musicalização. A partir de reflexões sobre as seguintes questões: “Com quantos anos as crianças começam a aprender ritmo?”; e “Como elas aprendem ritmo?” a autora do trabalho relata o processo de ensino e aprendizagem de ritmo, em uma turma, no contexto de aulas online e presenciais, no período entre 2020 e 2021. As figuras rítmicas trabalhadas foram: semínima, colcheia, semicolcheia e pausa de semínima. O trabalho demonstra como, a associação de palavras às figuras rítmicas e também o uso do movimento corporal, auxiliaram no processo de aprendizagem. E por último a autora descreve qual foi o caminho percorrido para que as crianças conseguissem fazer a associação entre o som e o símbolo que representava cada figura rítmica, de maneira natural e divertida. No presente trabalho 4 atividades/músicas são relatadas para exemplificar como ocorreu esse processo.


Texto completo: PDF