ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
A formação de instrumentistas em espaço alternativo: um estudo de caso na Associação Musical Integração da Assembleia de Deus em Almeirim/PA
Mayara Patricia de Souza Freitas, Ana Paula Silva Da Silva Amaral

Última alteração: 2021-10-12

Resumo


Este texto apresenta resultados de uma investigação sobre a educação musical em espaço alternativo de formação. O estudo investigou sobre a formação de instrumentistas de sopro da Associação Musical Integração (AMI), da igreja evangélica Assembleia de Deus de Almeirim, no Pará. Objetivou-se compreender como ocorre o ensino da música na formação de instrumentistas desta associação e entre os objetivos específicos buscou-se contextualizar a criação e importância do projeto no contexto local e como prática musical em espaço alternativo de formação; conhecer as metodologias utilizadas nos processos de ensino, com base em diferentes autores e; discutir como ocorre a aprendizagem musical no contexto da AMI. Metodologicamente o estudo esteve orientado pela abordagem qualitativa com o uso de entrevistas semiestruturadas e observação não participante como instrumento de coleta de dados. O texto está fundamentado nas proposições de Freitas (2008), Amorim (2012), Alemandra Junior (2014), Sousa e Leal (2015), Sousa e Vieira (2017), Souza (2014), Leite Filho (2013), dentre outros. Constatou-se que o processo de formação de instrumentistas na AMI assemelham-se com o processo de formação de instrumentistas em outras cidades, onde o ensino musical é predominantemente coletivo, sendo dividido em três etapas: teoria musical, teoria musical e prática em flauta doce e, prática instrumental.  A prática instrumental se dá de forma homogênea e heterogênea, sendo que também são realizados estudos individuais pelos instrumentistas. Esses espaços não buscam o desenvolvimento da performance, mas estão ligados ao social, onde a experiência, o valor, o prazer, a satisfação, a compreensão musical são pontos cruciais para a formação do indivíduo.
Palavras-chave: Formação de instrumentistas; Espaço alternativo; Associação Musical Integração.

Texto completo: PDF