ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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As Cirandinhas de Villa-Lobos a 7 vozes e a 14 mãos
Maria Betania Parizzi Fonseca, Stefanie Grace Freitas, Ana Beatriz Pinheiro Mendes, Aba Clara Borges Condé, Breno Parreira Araujo, Guilherme Hipólito Alves Costa, Laís Hirle Magalhães, Otávio Tavares Assis, Tiago Luiz Gonçalves

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


Resumo: As Cirandinhas de Villa-Lobos, compostas em 1925 com inspiração no folclore brasileiro, fazem parte do repertório didático consagrado para piano do século XX.  Este artigo tem como objetivo apresentar a visão de sete jovens pianistas, alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da XXXXX da XXXX, sobre essa obra. Esses alunos participaram, no segundo semestre de 2020, de uma disciplina optativa voltada para a performance e para a pedagogia do piano, durante a qual as 12 Cirandinhas foram estudadas. A disciplina foi ministrada no formato online pelas professoras da instituição, XXXXX e XXXXX. As quinze aulas e as performances finais dos alunos foram gravadas em vídeos. Esse artigo foi escrito a partir da análise de conteúdo dos comentários feitos pelos alunos ao longo do semestre e de textos escritos pelos participantes acerca de suas impressões sobre a obra. Duas categorias de assuntos foram identificadas: (1) as Características Composicionais e (2) os Impactos Subjetivos da obra. Concluiu-se que a disciplina possibilitou a criação de um “contraponto a 7 vozes e a 14 mãos”, quando, por meio de um trabalho colaborativo, abriu espaço para as manifestações dos alunos sobre as 12 Cirandinhas e sobre sua relação pessoal com essa obra.


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