ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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A contribuição da “Ecologia Acústica” para a “Ecologização de saberes” na escola: uma possibilidade a partir da Paisagem Sonora do espaço rural de Seropédica/RJ
Márlon Souza Vieira

Última alteração: 2021-11-04

Resumo


Neste trabalho, propõe-se refletir acerca do ensino de música no espaço rural, a partir do conceito de “Ecologia Acústica” e de “Paisagem Sonora”, consolidados pelo pesquisador Murray Schafer (2011a, 2011b), e da concepção de “Ecologização de Saberes” do professor Boaventura de Souza Santos (2007, 2010, 2014). Desta maneira, considera-se que a Ecologia Acústica pode contribuir com a Ecologização de Saberes por meio do estudo da Paisagem Sonora do espaço rural. Para tanto, compartilha-se a realidade do município de Seropédica/RJ, em que se destacam as questões inerentes às ruralidades. Pondera-se que a partir de uma escuta atenta o professor de música tem possibilidade de propor aos seus alunos práticas pedagógicas em Educação Musical, tanto no âmbito da ecologia acústica como no da expressão vocal e improvisação. Nesse cenário, considera fundamental buscar novos caminhos que resultem em aulas de música criativas e pensadas com base nas potencialidades proeminentes no meio rural.


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