ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Avaliação em Música: reflexões a partir das concepções de dois (uas) educadores (as) musicais
Kadja Marluan da Silva

Última alteração: 2021-10-13

Resumo


O presente trabalho tem como foco compreender e investigar as concepções acerca do processo avaliativo dentro do ensino de música em escolas básicas, tendo em vista os instrumentos e métodos utilizados, os objetivos da avaliação para os professores da educação musical e a forma como o professor entende esse processo para aprendizagem do aluno. Para refletir sobre a temática, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de estudos desenvolvidos com o tema avaliação. Para isso, nos debruçamos sobre SWANWICK (2003), KRAEMER (2005), SANT’ ANA (2014), ROLDÃO e FERRO (2015), MENEZES (2010) e entre outros autores que subsidiaram a pesquisa. Objetivando evidenciar nossos pressupostos teóricos, realizamos de forma separada, uma entrevista semiestruturada com dois professores atuantes na Educação Básica. Com a conclusão e resultados obtidos no trabalho, foi possível perceber o quanto é importante discutir e refletir sobre o processo avaliativo na educação musical, pois, na nossa área, essa temática ainda é vista com pouco significado no ensino-aprendizagem dos alunos.

Texto completo: PDF