ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS E O ENSINO NA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
Muriely de Carvalho Gonçalves, Gabriele Cristina Zapichuka, Bruna Salvador, Karolina das Graças Ukoski

Última alteração: 2021-10-14

Resumo


O tema desta pesquisa trata dos saberes e competências necessárias para a atuação dos professores de musicalização infantil. Assim, a problemática que motivou a realização deste estudo parte da seguinte questão: Quais são as principais competências necessárias ao ensino na musicalização infantil e como essas competências são contempladas no processo de formação dos educadores musicais? A fundamentação teórica apoia-se nas concepções contemporâneas sobre musicalização infantil e a formação dos professores de música (BRITO, 2003; PENNA, 2010; MADALOZZO e MADALOZZO, 2014; MADALOZZO, 2019). O objetivo geral foi investigar aspectos da formação de educadores musicais no tocante a construção dos saberes relacionados ao ensino na musicalização infantil. A metodologia utilizada foi o estudo de levantamento (survey de pequeno porte), conduzido por meio de um questionário aplicado virtualmente para um grupo de professores de música (N=15). Os resultados apontam que 93,5% atuam ou já atuaram no ensino de musicalização infantil, embora apenas 40% tenham formação superior em educação musical; os mesmos 93,5% disseram já ter realizado cursos ou outras atividades formativas voltadas ao ensino na musicalização infantil. De modo geral, 80% dos participantes acreditam que a sua trajetória formativa enquanto professores contemplou aspectos voltados à musicalização infantil. A respeito dos saberes necessários à atuação docente, observou-se a valorização das competências musicais do educador, dos conhecimentos acerca da infância e dos fundamentos didático-metodológicos da educação musical.


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