ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
A leitura à primeira vista ao piano: Four Star Sight-Reading and Ear Tests, de Boris Berlin e Andrew Markow
Pedro Henrique Brinck Camargo, Fátima Graça Monteiro Corvisier

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


Resumo: O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa sobre leitura musical  à primeira vista ao piano (LMPVP) iniciada no Programa de Tutoria da Universidade (xxxxxxx) em 2015/2016 e continuada nas disciplinas (xxxxxxxx) I e II. A partir do levantamento bibliográfico e sua revisão sistemática, foi proposta uma análise de diversos métodos. Optamos por explorar neste trabalho os aspectos didático-pedagógicos do método Four Star Sight-Reading and Ear Tests, escrito por Boris Berlin e Andrew Markow, não analisado em outros trabalhos recentes sobre o assunto. Além das sequências didáticas, avaliamos o encadeamento das atividades propostas e suas relações com o ensino da competência leitura à primeira ao piano.  Observou-se que as sequências didáticas do conteúdo desse material precisam ser trabalhadas de forma coerente com as propostas de ensino de piano e seu repertório. Nenhum material abarcará todas as necessidades individuais de cada aluno, o que também é observado no método avaliado, tornando necessário o complemento das atividades de leitura, através de interfaces mais efetivas com a percepção musical, com a teoria e análise e com a utilização de um repertório mais variado que possa desafiar e desenvolver essa competência.      

Texto completo: PDF