ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
O ensino de música em projetos sociais em uma perspectiva interativa e cultural
Andersonn Henrique Araújo, Gilmar Santana

Última alteração: 2021-10-31

Resumo


este trabalho é a síntese de investigação doutoral em andamento que trata sobre a interação que acontece no ensino de música a partir de uma perspectiva cultural. Utilizamos o referencial nas áreas da Educação Musical, Ciências Sociais e Sociologia. O projeto social Ilha da música foi escolhido como espaço de pesquisa. O objetivo geral é compreender a dinâmica das interações culturais presente na aprendizagem musical. Como objetivos específico, estamos pesquisando como a cultura enquanto experiência formativa de um modo de vida social e global se manifesta na atividade de ensino aprendizagem musical sem, contudo, desprezar o movimento contrário; também é objetivo específico identificação como os conhecimentos musicais e as culturas dos participantes e instituições se fazem presentes no processo pedagógico; e por último, estamos, a partir da construção de tipos ideais e capitais culturais observados nos atores sociais envolvidos, investigando quais interações ocorrem entre essas culturas no momento de aula. Enquanto problema de pesquisa, temos: como o ensino de música em projetos sociais tornam-se dispositivos das interações culturais e como se relacionam com as experiências formativas dos sujeitos. A metodologia de pesquisa consiste na construção de tipos ideais com viés comparativo dos dados de campo através da metodologia etnográfica. Os resultados desta pesquisa que se encontra no primeiro ano de execução estão em fase preliminar.


Texto completo: PDF