ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Educação Online durante a pandemia: superando o paradigma tradicional no Ensino Superior de Música
Fernando Stanzione Galizia

Última alteração: 2021-10-12

Resumo


Este texto tem como objetivo relatar uma experiência de ensino de graduação, ocorrida em uma disciplina de Didática Geral, obrigatória para o curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Esta ocorreu em meio à pandemia de Covid-19 e, por conta disso, foi ofertada toda de forma remota por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. A partir das ideias de Santos (2020a), buscamos, na experiência realizada, fugir das premissas do ensino remoto, caracterizado pela simples transposição da agenda do presencial para a internet, principalmente por meio de atividades síncronas caracterizadas como aulas expositivas por vídeo, realizadas pelos professores nos mesmos dias e horários em que fariam isso no ensino presencial, enquanto todos – professores e alunos – ficam em suas casas. Caracterizando esta modalidade de ensino como pertencente ao paradigma tradicional, e identificando que ele ainda permeia a ampla maioria do ensino realizado no âmbito dos cursos de graduação em Música, buscamos nos afastar desse paradigma e realizar uma Educação Online, que possui como pressupostos: promover encontros dialógicos e uma relação interativa com o conhecimento; promover acesso ao conhecimento por meio de múltiplas linguagens; privilegiar atividades assíncronas; e buscar a autonomia nos alunos, que aprendem buscando informação, tratando-a e transformando-a em conhecimento. Dessa forma, acreditamos que a experiência realizada não se pautou pela lógica padronizadora, homogeneizadora, monocultural, acrítica e a-histórica do paradigma tradicional de ensino em Música, contribuindo para a formação inicial dos estudantes do referido curso, futuros educadores musicais.

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