ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Práticas docentes para o engajamento de estudantes de música em diferentes contextos: um estudo exploratório
Anderson Toni, Rosane Cardoso de Araújo

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


O presente trabalho traz como objetivo realizar aproximações entre estudos sobre práticas docentes que podem auxiliar no engajamento de estudantes nos processos de aprendizagem musical. O foco está nas ações de professores como fatores antecedentes na promoção do engajamento dos estudantes. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura a partir de um levantamento preliminar com um foco nas práticas docentes na promoção do engajamento de estudantes. O texto é desenvolvido a partir de definições iniciais de conceitos e da apresentação da literatura sobre as práticas docentes que podem auxiliar estudantes no engajamento com a aprendizagem. Na sequência, aproximações com a área da educação musical foram traçadas como possibilidades de se pensar a prática, ensino e aprendizagem musical. De maneira geral, a literatura consultada reforça que as práticas docentes e os processos didáticos impactam no engajamento dos estudantes. Neste sentido, é recomendado se observar aspectos do suporte dos professores com os estudantes e da organização do ambiente e da tarefa como antecedentes do engajamento relacionados aos processos didáticos. As discussões traçadas podem auxiliar a melhor fundamentar as práticas docentes de professores de música sobre o engajamento de seus estudantes em contextos de prática, ensino e aprendizagem musical.

Palavras-chave: engajamento; prática docente; educação musical.

 


Texto completo: PDF