ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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APLICATIVOS MOBILE PARA AUXILIAR GRADUANDOS DE MÚSICA COM PRIVAÇÃO SENSORIAL, INTELECTUAL E MOTORA NA ESCRITA DE TRABALHOS ACADÊMICOS: Estado da Técnica
Társilla Castro Rodrigues da Silva, Jessika Rodrigues da Silva, Áureo Deo Defreitas Júnior, Kátia Regina Sabel Mota

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Embora todo cidadão almeje ser um profissional capaz de exercer com autonomia o que a graduação escolhida lhe proporcionou, nota-se veementemente a necessidade de uma profissionalização pautada numa formação com mais qualidade. Isto não é diferente em se tratando de pessoas com deficiência, pois há de se aproveitar suas potencialidades, respeitar suas limitações, promover sua acessibilidade e sua inclusão. Os objetivos dos pesquisadores com este artigo foi descobrir quais aplicativos existem relacionados à escrita de trabalhos acadêmicos e buscar aplicativos voltados para pessoas com privação sensorial, intelectual e motora no ensino superior. Para cumprimento dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa técnica por meio do aplicativo play store. Quanto a aplicativos direcionados à escrita de trabalhos acadêmicos, foram encontrados sessenta e seis (n=66), dentre os quais, foram selecionados cinquenta e três (n=53), sendo trinta e dois (n=32) em português, dezenove (n=19) em inglês e dois (n=02) em espanhol. Os aplicativos relacionados a projeto de pesquisa buscam orientar estudantes de graduação quanto à escrita, metodologia e às referências bibliográficas, bem como apresentam exemplos de como escrever e estruturar um projeto de pesquisa. Quanto à revisão técnica acerca de aplicativos para pessoas com deficiência no ensino superior, constatou-se a inexistência de aplicativos que auxiliem de forma direta esses estudantes na construção de Trabalho de Conclusão de Curso

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