ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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A criatividade na prática pedagógica de professores de música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN
Camila Luna

Última alteração: 2021-10-12

Resumo


Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo compreender as concepções e as práticas que caracterizam a ação pedagógica de professores que tem a criatividade como processo e objetivo de sua proposta de educação musical dentro do contexto escolar da cidade do Natal/RN. As reflexões que nortearam a investigação estão fundamentadas em autores que abordam os aspectos referentes à criatividade em geral, ao indivíduo criativo, ao processo de criação (NACHMANOVICTH, 1993; GARDNER, 1996) – incluindo o processo criativo musical –, às motivações envolvidas nesse processo (REEVE, 2006), e à formação e atuação pedagógica do professor criativo (ABRAHÃO, 2015; SCHAFER, 1991). O método de pesquisa escolhido foi o estudo de caso, e a análise dos dados se deu, inicialmente, de forma quantitativa e qualitativa – quando analisadas as respostas colhidas a partir de um questionário online. Posteriormente, a abordagem qualitativa se sobrepôs na análise das etapas seguintes, quando dados colhidos a partir da observação direta e entrevista semiestruturada foram organizados em três categorias: 1. As concepções dos professores; 2. As características dos professores; e 3. As práticas criativas realizadas. Os resultados apresentaram alguns fatores relevantes sobre o processo criativo do professor, e as reflexões realizadas a partir da relação entre a abordagem dos autores teóricos e os dados empíricos coletados, visam promover uma inquietação no que tange a formação inicial dos educadores musicais, e a sua posterior atuação pedagógica.

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