ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Um estudo de catalogação de atividades musicais que dialogam com conteúdos da Apostila de Rítmica da Fundação das Artes de São Caetano do Sul
Guilherme Biribilli Alves, Isamara Alves Carvalho

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


O presente relatório de pesquisa buscou, entre outras coisas, identificar os conteúdos rítmicos apresentados na Apostila de Rítmica da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, de autoria de Glória Pereira Cunha e José Eduardo Gramani, bem como pesquisar e selecionar atividades musicais folclóricas e de autores diversos, que possam auxiliar na aprendizagem dos mesmos conteúdos. Essas atividades tiveram como objetivo a organização de um catálogo relacionando os dois dados, isto é, a elaboração da caracterização dos exercícios rítmicos e repertório de brincadeiras. A revisão bibliográfica trouxe, sobretudo, aspectos da trajetória de aprendizagem e ensino musical de José Eduardo Gramani, suas participações em grupos de performances musicais, bem como suas contribuições para o meio musical e da educação musical propriamente dita. Além dos autores que discorrem acerca do educador, foi realizada uma breve revisão de publicações sobre métodos ativos. A coleta de dados iniciou a última fase de catalogação do repertório, apresentado no livro “Desafios Musicais” das autoras Ana Tatit e Maristela Loureiro e possíveis interfaces com os exercícios selecionados na Apostila citada. O resultado alcançado nesta pesquisa é um catálogo de algumas atividades musicais indicadas que possam auxiliar professores e alunos, de uma forma lúdica, na vivência e assimilação dos conteúdos trabalhados na apostila.


Texto completo: PDF