ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Tecendo a história: recordar e recontar as memórias do acervo de educação musical do Colégio Pedro II-campus centro
Arca da Matta da Matta

Última alteração: 2022-01-17

Resumo


A pesquisa visa investigar narrativas vinculadas às experiências a partir de um estudodocumental no Acervo de Educação Musical do Colégio Pedro II - Campus Centro. O interesseprincipal foi entender como narram experiências e que memórias estão sendo produzidassobre este acervo. O estudo está vinculado às ações do Grupo de Pesquisa Práticas de Ensino, Aprendizagem e Música (GEPEAMUS) e ao projeto Pesquisa em Acervos Musicais sediados no Estado do Rio de Janeiro: identificação e estudo de obras, coleções e fundos documentais. Há que destacar que a presente pesquisa foi atravessada pela pandemia Covid-19, o que ocasionou a impossibilidade de acesso ao material físico guardado no espaço do Colégio, trancado devido ao isolamento social sanitário pandêmico. Após o fechamento do local, a opção foi realizar um levantamento de produções acadêmicas disponíveis com acesso pela internet. No processo de levantamento dessas produções chegou-se a entrevistas realizadas e guardadas no Acervo como relato de história oral, foco de aprofundamento da nossa pesquisa. A opção de análise crítica com base em uma revisão bibliográfica está ligada à necessidade de reunir e analisar os rastros digitais produzidos pelos projetos já realizados visando a manutenção da memória do Acervo. Assim, foi possível reconfigurar a pesquisa. O objetivo direcionou-se para: reconstruir uma faceta da memória da instituição, a partir da perspectiva das experiências vivenciadas e narradas por professores e alunos. A pesquisa tem como referencial teórico central o filósofo alemão Walter Benjamin e seus conceitos de experiência, memória e narrativa. Pretende-se que esta pesquisa auxilie musicólogos e educadores musicais na ampliação de suas abordagens, possibilitando a eles novos diálogos, a partir do encontro com concepções inter e multidisciplinares, voltadas para práticas musicológicas docentes e discentes, assim como narrativas pessoais de pesquisadores, professores e fomentados pela pesquisa das práticas musicais do ponto de vista da troca de experiência em Acervos Musicais no Rio de Janeiro.

 


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