ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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WhatsApp e o ensino remoto emergencial de música: relatos e reflexões sobre uma prática de estágio supervisionado na Educação Básica
Gutenberg de Lima Marques, Carla Pereira dos Santos

Última alteração: 2021-10-26

Resumo


Este trabalho apresenta o relato de uma experiência desenvolvida no componente curricular Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal da Paraíba, no contexto da escola de educação básica, com uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de João Pessoa. O objetivo é destacar os desafios e as implicações de um ensino remoto emergencial de música através do aplicativo WhasApp, a partir de reflexões e diálogos entre orientador e estagiário. Assim, tomando como base a perspectiva do professor crítico-reflexivo, como proposto por Pimenta (1997a; 1997b) e Pimenta e Lima (2005/2006; 2012), entendemos que o estágio supervisionado realizado emergencialmente em formato remoto, tendo o WhatsApp como sala de aula, trouxe desafios que nos levaram repensar a práxis educativa e nossa atuação como orientador e estagiário, bem como, a desconstruir paradigmas de ensino que mantém-se arraigados nas práticas cotidianas de ensino e aprendizagem da música. À luz das ações e reflexões relatadas, foi possível explicitar o papel do estágio supervisionado na formação do professor de música, em especial no contexto da Educação Básica. Pôde-se, através do estágio, vivenciar o cotidiano profissional do ensino de artes em uma escola, enfrentando desafios e buscando solução em um processo contínuo de pensar-fazer a ação docente.



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