ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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CONSTRUINDO UM DIÁLOGO COM A LITERATURA E O OBJETO DE ESTUDO: um levantamento sobre formação de professor de canto
ÉRIKA KALLINA FARIAS DE OLIVEIRA

Última alteração: 2021-10-10

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado em andamento, que traz um breve levantamento da literatura que trata da formação do professor de canto, seguido por algumas reflexões que o trabalho de Specht (2015) trouxe sobre a formação no cantar de dois sujeitos cantantes. Para o primeiro momento, delimitei a busca nas publicações realizadas nos últimos dez anos (de 2012 a 2021) no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no banco de teses e dissertações BDTD. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, em uma perspectiva qualitativa. O principal critério de escolha utilizado foi a relevância das produções ligadas à temática. Os resultados iniciais apontam para uma crescente discussão em torno da temática, em diálogo com outras áreas do conhecimento, bem como a ênfase em aspectos da performance, da semiótica, da análise, da técnica vocal e da pedagogia do canto em contextos escolares e não-escolares, em grupo ou individuais, com faixas etárias diferentes, o que permite observar necessidades específicas. No que se refere à formação do professor de canto com foco na compreensão do sujeito com o canto, esta é uma seara pouco contemplada, sendo uma área fértil para publicações que venham a solidificar o olhar sobre a constituição do professor de canto com suas experiências formadoras.

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