ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Educação Musical no Contexto de Currículo de Formação de Professores em Moçambique
felisberto julião

Última alteração: 2022-02-09

Resumo


O texto faz uma breve reflexão acerca educação musical no contexto de currículo de formação de professores em moçambique. O sistema de educação do país pode ser caracterizado em três períodos importantes: antes da independência (período colonial), depois da independência (implementação do sistema nacional de educação) e na atualidade (introdução do novo currículo do ensino básico). O texto tem como objetivo analisar a formação de professores e o ensino de música nas escolas do sistema do ensino em Moçambique. Foram analisados documentos legais e websites oficiais referentes ao Sistema Educacional Moçambicano. Entre os resultados pode-se constatar que o ensino de música está presente nas escolas primárias em Moçambique, não sendo oferecido durante todos os anos escolares. Os professores que atuam no ensino primário são preparados em institutos de nível básico recebendo uma formação generalista. A distribuição das disciplinas na carga horária dos institutos de formação de professores supervaloriza algumas disciplinas com carga horária superior a outras, sendo que a disciplina de educação musical recebe a menor carga horária em comparação às demais disciplinas previstas no currículo. O trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental que contemplaram, respetivamente, publicações acerca do ensino de música na educação em Moçambique e documentos oficiais de Moçambique

Texto completo: PDF