ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Recursos, interações e desafios do projeto de extensão “Baque do Pampa” no período das Atividades de Ensino Remoto Emergenciais (AEREs) da UNIPAMPA
Luana Zambiazzi dos Santos, Lúcia Helena Pereira Teixeira, Fernanda Pires Matos Correa

Última alteração: 2022-01-18

Resumo


O trabalho relata recursos, interações e desafios emergentes do projeto de extensão “Baque do Pampa”, grupo voltado ao desenvolvimento de práticas vocais coletivas, no período das Atividades de Ensino Remoto Emergenciais (AEREs) da Universidade Federal do Pampa - instituição localizada na região da campanha do Rio Grande do Sul. Inicialmente, contextualiza-se a criação do grupo e, na sequência, busca-se apresentar algumas de suas dinâmicas no contexto de pandemia Covid-19, no que tange ao cotidiano de ensaios on-line realizados em 2021, transversalizados por miradas convergentes entre a Sociologia da Educação Musical e a Etnomusicologia e em diálogos com perspectivas decoloniais. O relato descreve estratégias para a realização das atividades, mediadas pelas tecnologias, refletindo sobre os impactos da interação remota com o grupo sobre a ação pedagógica proposta. O cotidiano das atividades parece ter mobilizado saberes musicais que evocam práticas de contextos populares, acionando recursos metodológicos que chamam a atenção também para os processos de aprendizagem nesses contextos. Buscou-se manter a proposta musical de compatibilidade com a diversidade sociocultural dos/as cantores/as, o que parece ter composto experiências desafiadoras no que se refere à realização de gravações musicais. De alguma maneira, as atividades do Baque do Pampa no contexto do ensino remoto emergencial colocam em evidência as dinâmicas da esfera privada, tornando-as parte central das vivências nos ensaios. Finalmente, infere-se que as práticas vocais coletivas on-line do Baque do Pampa proporcionam escutas privilegiadas no contexto da pandemia, o que possibilita que reflitamos e nos preparemos para os próximos desafios na Educação Musical.



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