ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Processo de aprendizagem de um aluno de bacharelado em piano no período de aulas remotas
Guilherme Jorvino da Costa

Última alteração: 2021-10-22

Resumo


O objetivo desse artigo é expor por um relato de experiência a dinâmica das minhas aulas de instrumento como aluno no curso de Bacharelado em piano no modelo remoto durante o período de Isolamento social causado pelo Covid-19. A método usado para a análise dessa experiência foi o relato de como ocorreram as aulas utilizando minha memória e minhas percepções sobre a vivência. Tomei como referências outras bibliografias sobre pedagogia do piano e ensino do piano a distância como também minha observação sobre outras ações de ensino remoto corrido durante a pandemia e disponibilizados na rede. O resultado dessa reflexão me permitiu perceber que: o aprendizado motor se tornou mais difícil principalmente pela distância e consequente dificuldade de aprender sobre a biomecânica para a execução dos movimentos pianísticos. A falta de contato físico com a professora também foi decisiva no sentido de dificultar o aprendizado de aspectos que tratam da sonoridade das obras musicais, visto que, a baixa qualidade de áudio na transmissão via internet, não me permitiu uma reprodução e escuta real do objeto sonoro. Por outro lado, houve uma melhora no foco, autonomia e organização do aprendizado.


Texto completo: PDF