ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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“Hip Hop e Negritude: o rap no reforço de identidades culturais afrodiaspóricas "
Djenane Vieira dos Santos Silva

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Este é o recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação Musical realizado junto ao PPGMUS da Universidade Federal da Bahia entre os anos de 2016 e 2018, cujo objetivo principal foi analisar os processos educativos em música na cultura Hip Hop, bem como a construção da identidade cultural de jovens negros periféricos, tendo o rap como influência direta, tendo como campo de pesquisa a Casa do Hip Hop de Diadema. Aqui trago uma reflexão sobre identidade cultural e negritude a partir das leituras e análises feitas durante a pesquisa, convidando o leitor a pensar, refletir e discutir junto comigo como o rap enquanto música contemporânea da diáspora africana propicia uma tomada de consciência política a partir de suas narrativas. A pesquisa constatou que, o rap, enquanto músicada diáspora africana, afirma e reforça as identidades negras de jovens periféricos ao mesmo tempo em que a cultura Hip Hop em si apresenta uma dinâmica de ensino e aprendizagem musical própria das culturas ancestrais, em que a oralidade mostra-se como metodologia eficaz para transmissão de conhecimentos.

Palavras-chave:Hip Hop, Identidade Cultural, Negritude.


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