ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Entre sons e afetos no cotidiano do aprender e ensinar música: um estudo sobre um pai-professor de música e sua filha
Cícera Edilânia Araújo Januário

Última alteração: 2021-10-31

Resumo


Esta comunicação trata de um projeto de pesquisa para o desenvolvimento da dissertação na área da Educação musical, na XXXXXX. Assim, o trabalho tem como objetivo geral compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem de música entre um pai, que atua como músico e professor de música, e sua filha de 6 anos de idade. Para isso, tracei como objetivos específicos: 1) Perceber as estratégias metodológicas usadas pelo pai para ensinar música à filha; 2) Investigar possíveis relações entre as experiências docentes do pai-professor e sua aplicação para ensinar música a sua filha; 3) Perceber de que forma acontece a participação da criança durante as atividades musicais. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa tem abordagem qualitativa, se caracteriza como um estudo de caso, e terá como coleta de dados, a análise de vídeos e imagens das aulas que foram disponibilizados pelo pai da criança e em seguida, poderá será feito uma entrevista episódica (FLICK, 2002) com a criança e o pai. Essa pesquisa fundamenta-se nas discussões sobre a música como prática social (SOUZA, 2014), refletindo o interesse de estudo da sociologia da música (KRAEMER, 2000) a partir da relação entre a Educação musical e as Teorias do cotidiano (SOUZA, 2000; 2014; 2016). A pesquisa busca experienciar as singularidades e possibilidades do ensino difuso, de forma a promover diálogos entre o que se ensina e o que se aprende entre um pai-professor de música e sua filha.

Texto completo: PDF