ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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SONS DOS ALGODÕES
RODRIGO JOSE DOS SANTOS OLIVEIRA

Última alteração: 2021-11-08

Resumo


Resumo: Partindo-se de um estudo bibliométrico sobre Pesquisa Artística e Ecologia Sonora nos periódicos brasileiros, se constatou que no intervalo de 2016 a 2020 não há expressiva produção. A necessidade da bibliometria foi imposta pela busca de conhecer em que medida os dois temas podem elucidar quanto aos direcionamentos e endereçamentos no campo da produção de Arte Sonora Ambiental visando a imersão em novos processos de criação. Apesar da pequena produção, o estudo bibliométrico serviu de motivação para a proposição de criações que ajudou a iniciar um ciclo de maiores produções e compartilhamentos. Diante disso, esta proposta visa apresentar uma criação de Arte Sonora Ambiental baseada numa catástrofe ambiental. Trata-se do rompimento da Barragem Algodões, ocorrida em 27 de maio de 2009, na cidade de Cocal, estado do Piauí, Brasil. A criação se baseia na vocalidade de quem viveu a tragédia e sobreviveu. A paisagem sonora local, considerada uma voz a ser ouvida e suas modificações, junto aos relatos vocalizados se constituem material criativo para uma construção musical, levando em conta elementos da improvisação livre. Os conceitos de sonificação e audificação também são levados em conta para uma construção multimodal. Trata-se de uma busca de enfrentamento dos problemas ambientais para suscitar novas perspectivas de prevenção e proteção através da Arte Sonora Ambiental.



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