ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Rede de formação docente: um projeto com narrativas pedagógicas e memórias de professores de música da educação básica
Tamar Genz Gaulke

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Um dos princípios fundamentais na concepção contemporânea de universidade está a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Percebendo a necessidade de integrar ações realizadas dentro do curso de Licenciatura em Música, Pós-graduação e projetos de Pesquisa, neste projeto, propõe-se a criação de uma rede de formação docente por meio de narrativas pedagógicas e memórias de professores de música da educação básica, tendo como fim a extensão universitária e como meio a pesquisa e produção científica de todos os participantes do projeto. Como ideia principal pretende-se construir um espaço e lugar de convivência, diálogo e partilhas de saberes entre professores da educação básica e licenciandos em Música, visando à formação inicial e continuada por meio da reflexão e crítica. Como objetivo geral de pesquisa pretende-se compreender e conhecer as narrativas pedagógicas e as memórias da música na educação básica por meio da narrativa de formação de professores que construíram e constroem seu lugar nas escolas. O projeto ocorrerá em módulos, sendo produzidos e construídos de modo articulado com as experiências e demandas que surgirem, mas também trazendo reflexões teóricas e diálogos sobre leituras acadêmicas que venham a contribuir para a construção das narrativas como dispositivo de formação docente. Quer-se, com este projeto, proporcionar um ambiente de articulação e partilha de saberes, significação das narrativas e memórias docentes e, concomitantemente, de pesquisa e formação continuada.


Texto completo: PDF