ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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O SIGNIFICADO MUSICAL PARA ADOLESCENTES E JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO DO RECANTO DAS EMAS – DISTRITO FEDERAL
Walter Sousa Silva

Última alteração: 2021-10-31

Resumo


Esta comunicação apresenta um recorte de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso cujo objeto de estudo foi o significado que os jovens atribuem à sua experiência musical. Assim, objetiva investigar como os estudantes percebem a sua experiência musical nas oficinas de música da Unidade de Internação do Recanto das Emas – UNIRE. O conceito de significado musical e o modelo sociológico da experiência musical total desenvolvido por Green (1997, p.30) é o aporte teórico deste estudo. Para responder ao objetivo proposto foi realizada pesquisa qualitativa com a utilização de técnicas de entrevistas individual e grupal. Após a transcrição e a análise das entrevistas, os resultados foram organizados em categorias a partir da interpretação dos dados gerados e de sua relação com o modelo sociológico de Green. Dentre os resultados foram revelados elementos intersônicos na prática musical de técnica vocal e instrumental, de arranjo e de orquestração, de estruturação de estilos musicais, de forma musical e de leitura musical. Observei também elementos delineados relacionados com contexto social, , sentimentos e emoções e conexão com a música. A análise dos dados revelou também valores pessoais e sociais associados à prática musical como propósito de vida, distração, prazer, potencial terapêutico, autocrítica, autovalorização, reconhecimento e identificação com mensagens nas letras de canções. Considero que este trabalho pode orientar futuras investigações acadêmicas que se disponham a estudar a relação entre aprendizagem musical e socioeducação.


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