ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Arranjos didáticos: um diálogo entre a composição e ensino coletivo de piano
Dayse Gomes Mendes, Robson Rodrigues Ribeiro

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


A prática de arranjos didáticos é um tema crescente na área de ensino coletivo de instrumentos musicais. Neste relato apresentaremos uma experiência realizada entre duas turmas de uma faculdade de música. O objetivo foi criar um diálogo entre as disciplinas de composição e piano em grupo, utilizando a elaboração de arranjos como norte teórico. As estratégias metodológicas utilizadas foram aulas expositivas, atividades individuais e em grupo. Por causa do contexto pandêmico, foi necessário a prática de edição de vídeos para a apreciação do repertório. As análises do processo foram realizadas através de questionários e avaliações. Os resultados mostraram que o ensino de arranjos contribuiu para a eficácia coletiva da turma (BANDURA, 2008b) e a elaboração de 13 arranjos para piano em grupo.


Texto completo: PDF