ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Ensinar Sopapo: um estudo com tocadores, conhecedores e mantenedores do instrumento
Lucas Kinoshita

Última alteração: 2021-10-31

Resumo


Esse projeto de pesquisa tem como objetivo compreender o que é ensinar Sopapo, instrumento percussivo originário da cidade de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul. A questão de pesquisa é: o que é  ensinar Sopapo? Essa questão se desdobra em outras: Quem ensina Sopapo? Para quem, onde, como e por que se ensina Sopapo? Com isso, pretende-se revelar práticas ocultas, desconhecidas e/ou escamoteadas, dando nome aos protagonistas da cultura que gira em torno do instrumento. Para realizar essa pesquisa, utilizarei uma abordagem qualitativa, desenvolvendo um estudo de caso do fenômeno ensinar Sopapo, através de entrevistas individuais com tocadores(as), luthiers, mestres e mestras griôs, professores(as), oficineiros(as), facilitadores(as), palestrantes e a comunidade envolvida com o compromisso de manter vivo o instrumento e a sua cultura. Para a metodologia, pretendo me apoiar em autores como Laville e Dionne (1999), Gil (2008) e Yin (2001). A revisão bibliográfica se aprofundará na literatura em torno do Sopapo, como os textos de Giba-Giba (NASCIMENTO, 2002), Maia (2005; 2008), Serraria (2017) e Batista (2021), sob a perspectiva da educação musical.


Texto completo: PDF