ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Reflexões sobre as práticas musicais abordadas nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação em Flauta Transversal de Minas Gerais
Larissa da Costa Novo, Antônio Carlos Guimarães

Última alteração: 2022-01-18

Resumo


O presente trabalho aborda um recorte de pesquisa de mestrado em andamento. A pesquisa se configura em um estudo multicasos de abordagem qualitativa, que tem como objetivo geral verificar se as práticas musicais abordadas em cursos de graduação em flauta transversal de Minas Gerais abrangem as múltiplas atuações dos flautistas na atualidade. A pesquisa está sendo realizada nas seguintes etapas: revisão de literatura; pesquisa documental; entrevistas semiestruturadas com os professores de flauta transversal; aplicação de questionários aos alunos de flauta transversal; análise e interpretação dos dados. No presente trabalho, abordaremos algumas considerações sobre a análise dos projetos pedagógicos de curso, que é parte da etapa documental, tendo como base a literatura pesquisada sobre o ensino superior de música. A partir da análise dos projetos pedagógicos, foi possível perceber a presença expressiva das práticas da música de concerto, que é dominante na maior parte dos cursos. Entretanto, observamos também que há a presença de práticas e conteúdos referentes à música popular em todos os cursos, sendo que estas se mostraram maioria em um dos cursos estudados. A presença da música popular nos projetos pedagógicos reflete a intenção explicitada pelos mesmos no sentido de diversificação da formação e atuação de seus alunos. Esta diversificação vem sendo apontada como uma importante e necessária transformação dos cursos de graduação em música pelos autores e autoras pesquisados e também pelas DCNs (BRASIL, 2004).



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