ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
O ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias do desenvolvimento infantil
Jaqueline Rodrigues Lira, João Valter Ferreira Filho

Última alteração: 2021-11-27

Resumo


Este trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa de graduação em andamento, na qual se articulam aportes teóricos vinculados às teorias do desenvolvimento infantil às ações cotidianas de uma licencianda em música em sua atuação profissional junto a crianças de uma escola da rede particular do município de XXXX. Nesse quadro, na busca pela compreensão da contribuição de teóricos como Rousseau, Pestalozzi, Piaget e Vygotsky, dentre outros, são assumidas as proposições e perspectivas de autores como Arce (2004), Ersching e colaboradores (2018), Morais (2012), Bontempi (2019). Já com relação à educação musical, de maneira específica, assume-se as perspectivas de Keith Swanwick (2003). O trabalho descreve ainda os principais procedimentos metodológicos adotados no decorrer da pesquisa em andamento e, por fim, destaca alguns dos resultados esperados ao término de sua realização.



Texto completo: PDF