ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Compreendendo o cerne da docência de música: conceitos operantes de uma pesquisa-formação com memoriais musicobiográficos
Lílson Pelegrine Simas

Última alteração: 2021-10-10

Resumo


Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado acadêmico em andamento, de cunho qualitativo, cujo tema é a musicobiografização como dispositivo formativo da docência de música. O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender como a musicobiografização se constitui como dispositivo de pesquisa-formação da docência de professores de música da Educação Básica. Tem como objetivos específicos: a) realizar uma pesquisa-formação com memoriais musicobiográficos; b) produzir conhecimentos e sentidos sobre as experiências de formação por meio de narrativas musicobiográficas; c) refletir sobre os elementos musicobiográficos que possibilitem compreensões sobre a formação que constituiu o cerne da docência de música. A pesquisa (auto)biográfica constitui-se como metodologia de pesquisa realizada por meio da pesquisa-formação e do memorial musicobiográfico como dispositivos de investigação e formação. A reflexão neste texto incide sobre conceitos teórico-metodológicos que estruturam um projeto de pesquisa-formação com memoriais musicobiográficos para professores de música da Escola Parque e apresenta nas considerações, uma reflexão sobre os resultados preliminares que apontam o trabalho de pesquisa-formação pela abordagem musicobiográfica como um espaço de automedialidade, onde a palavra dada dos professores, no encontro com uma escuta atenta, propicia uma compreensão de si-mesmo e do cerne de sua docência de música.


Texto completo: PDF