ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Piano Criativo: a transição da musicalização para a aula de instrumento
Yuria Santamaria Pismel

Última alteração: 2021-11-27

Resumo


O presente artigo propõe um diálogo entre a musicalização e as aulas de instrumento, a fim de refletir e embasar pedagogicamente a apresentação de um novo projeto emergente: Piano Criativo. O projeto surgiu para preencher a lacuna existente entre a passagem das aulas de musicalização para as aulas de instrumento, na qual ocorre, na maioria das vezes, uma ruptura no processo de ensino-aprendizagem, passando de uma abordagem criativa e lúdica para uma proposta mais cartesiana. Ressalta-se a importância de trazer a criatividade e liberdade para o ensino do instrumento, promovendo para as crianças um primeiro contato com o piano de tal forma que possam explorar e vivenciar ativamente. Elucida-se para os resultados emergentes alcançados pelo projeto, bem como perspectivas futuras.

Texto completo: PDF