Tamanho da fonte:
Música no processo de formação integral dos alunos no Curso de Magistério da Escola de Educação Básica de Araranguá, SC
Última alteração: 2021-10-17
Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa de doutorado que investigou a música na perspectiva da educação integral em um curso de formação de professores em nível médio - Magistério. Este estudo teve como objetivo analisar a relevância da música no processo de formação integral dos alunos no Curso de Magistério da Escola de Educação Básica de Araranguá, SC. Trata-se de um estudo de caso que usou as seguintes técnicas de pesquisa: entrevistas semi estruturadas com professores e alunas do Curso de Magistério, observações de aulas e anotações no diário de campo. Os resultados indicaram que a música faz parte das vivências pedagógicas das alunas do curso como um recurso pedagógico, lúdico e interativo que contribui no processo de ensino e aprendizagem para as crianças pequenas. As análises apontaram as demandas das alunas e professores por mais formação pedagógico musical para melhorar as reflexões e práticas no curso de formação de professores em nível médio.
Texto completo:
PDF