ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Novos Horizontes: Uma abordagem interpretativa para o musicar das crianças
Edson Ponick

Última alteração: 2021-11-27

Resumo


A presente comunicação propõe uma reflexão acerca da compreensão sobre o musicar das crianças a partir da Hermenêutica Filosófica de Gadamer. Integrando a metodologia de análise dos dados de um projeto de pesquisa com crianças da educação infantil, o texto discorre sobre alguns fundamentos éticos da pesquisa com crianças, com base nos estudos das infâncias, enfatizando a postura de abertura e de valorização da criança enquanto sujeito capaz e completo e relacionando esta postura de abertura com a compreensão do fazer musical das crianças. A Hermenêutica Filosófica de Gadamer sustenta a compreensão do fazer musical das crianças a partir de três conceitos intrinsicamente relacionados: a arte, o jogo e a fusão de horizontes. A conclusão aponta para a necessidade de reconhecermos, enquanto pessoas adultas que convivem com crianças em sala de aula, que as crianças possuem horizontes distintos dos nossos, mas não desiguais. Esse reconhecimento é necessário para participarmos do jogo musical com elas e conseguirmos compreender melhor o seu fazer musical.

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