ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Pesquisas (auto)biográficas: abordagens metodológicas na produção acadêmica em Educação Musical
Silani Pedrollo, Teresa Mateiro, Mônica Luchese Marques, Ana Ester Correia Madeira

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as abordagens metodológicas utilizadas em pesquisas (auto)biográficas na Educação Musical. Para tal, realizamos um levantamento bibliográfico (MOROSINI; FERNANDES, 2014), ampliando a pesquisa desenvolvida por Gontijo (2019) sobre teses e dissertações, entre o ano de 2003 a maio de 2021. Os aportes que sustentam esta pesquisa encontram luz nas autoras como Passeggi (2011; 2020), Pereira (2000), Delory-Momberger (2012a; 2012b, 2016). Foram selecionados para apresentação e análise, em consonância com as abordagens metodológicas das pesquisas levantadas, as categorias que dizem respeito às referências teóricas, metodologia de pesquisa e fontes (auto)biográficas como método de pesquisa. Destacamos a influência de pesquisadoras francófonas, a presença de uma diversidade de nomenclaturas nas metodologias das pesquisas e a predominância de diversos tipos de entrevistas como fontes (auto)biográficas. Como resultado, evidenciamos o crescimento das pesquisas (auto)biográficas na área da Educação Musical, assim como, sua potência epistemológica que possibilita reflexões pertinentes nos processos formativos de estudantes e professores.

Texto completo: PDF