ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Relato de experiência de um curso de capacitação para docentes: diálogos entre a Licenciatura em Música da UFCA e as redes públicas de ensino
Carlos Renato de Lima Brito, Francisco Felipe Tavares de Sousa, Miquéias Felipe da Silva, Eliane de Lima Marques, Antônio Chagas Neto

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


O presente trabalho se propõe a apresentar um relato de experiência da fase de implementação do projeto extensionista chamado “Música na escola e formação docente: diálogos entre a Educação Musical e as redes públicas de ensino”. A ação relatada consiste no começo de um diálogo entre um curso de Licenciatura em Música de uma universidade federal pública e as redes de ensino de Educação Básica de uma região no interior do Estado do Ceará, a partir da implementação de um curso de curta duração (96h/a), que visa a produção de conhecimento pedagógico-musical ligado a presença da música nas escolas da rede pública. Este projeto de extensão e este curso consideram a Música como área de conhecimento humano, na perspectiva de uma educação problematizadora (FREIRE, 2011), em que docentes, estudantes de graduação e gestores/as são considerados como agentes desse processo, em contraposição às tradicionais relações assimétricas de uma educação bancária. A implementação do projeto aponta para a necessidade de se promover ações de formação continuada de docentes das redes de ensino públicas, que abordem questões relativas à Educação Musical como área do conhecimento científico. Também a ação aponta para o interesse das secretarias, de gestores/as e demais agentes das redes em dialogar com espaços do ensino superior na área de Educação Musical. Por fim, o presente relato aponta para a contribuição que professores e professoras da rede pública, mesmo sem Licenciatura em Música, podem dar como aliados e aliadas conscientes na luta pelo efetivo ensino de Música nas escolas.

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