ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Abordagem Kaplan: aspectos principais de uma metodologia de ensino de piano
Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Filho, José Henrique Martins

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


Este artigo é fruto de pesquisa de doutorado finalizada em dezembro de 2020 intitulada Abordagem Kaplan: sistematização de uma metodologia de ensino de piano na qual procuramos compreender, organizar e sistematizar, através de revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas, a metodologia de ensino de José Alberto Kaplan (1935-2009), professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Durante quatro décadas, o professor Kaplan desenvolveu uma metodologia de piano inovadora, que passamos a chamar de Abordagem Kaplan. Este trabalho apresenta um recorte dos principais pontos do pensamento pedagógico kaplaniano, especialmente sua visão de ensino de piano calcada no desenvolvimento da propriocepção e do uso racional e reeducado do corpo na produção sonora ao piano.

Texto completo: PDF