ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Onde elas estão? Uma busca pela representatividade de pianistas e compositoras mulheres
Adriana Bozzetto, Luan de Paula Honório, Fábio de Lima Peralta

Última alteração: 2021-10-10

Resumo


A proposição deste relato de experiência, construído a partir do desenvolvimento de um componente curricular complementar de graduação no contexto de uma universidade pública localizada no sul do Brasil, tem como objetivo dar visibilidade para compositoras e pianistas mulheres, ainda tão difusas quando buscamos repertório musical para o instrumento piano. Na perspectiva de fugir de um foco rígido em determinado período da história da música ocidental, a ideia central foi conhecer diferentes processos composicionais e repertórios para piano, colocando em evidência mulheres pianistas, intérpretes, compositoras, bem como suas histórias de vida e formação. As atividades foram realizadas ao longo do segundo semestre vinculado ao ano de 2020 no componente curricular intitulado Literatura do Instrumento II: Piano, que deu continuidade aos estudos iniciados em Literatura do Instrumento I: Piano, ambos componentes curriculares complementares de graduação. As aulas foram desenvolvidas através da plataforma Google Meet, com encontros síncronos e assíncronos, contando com o registro de aulas, materiais e fóruns no Moodle institucional da Universidade Federal XXXXX, vinculado ao referido componente curricular durante o período de ensino remoto emergencial. Junto ao componente, a docente e dois discentes submeteram um projeto de ensino para registro institucional do trabalho, foco do presente relato. Espera-se que as atividades contribuam na formação acadêmica dos/as discentes, potencializando reflexões e discussões relativas a questões de gênero e, também, étnico-raciais. Nesse sentido, amplifica um novo olhar para algo já muito naturalizado no campo musical, especificamente ligado ao ensino de piano, instrumento marcado por uma condição conservadora e elitista.

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